"Não concordo com aqueles que dizem que você deva apenas acreditar em Deus ou em Jesus ou Maomé, no Livro de Mórmon ou no Dr. Sun Myung Moon, para ser uma pessoa religiosa. Você é religioso porque você é uma pessoa. Você é religioso porque você é um ser humano consciente e reflexivo. Você é religioso porque sua natureza exige, ou mesmo força, que você molde uma resposta às questões da vida. Não há escapatória! A religião é uma condição herdada de uma espécie singular que necessita de uma estrutura de sentido."
Rev. David Rankin - ministro unitarista
Rev. David Rankin - ministro unitarista
Ronaldo,
ResponderExcluirResponder o que seja o unitarismo depende da perspectiva. Eu sou um unitarista clássico, o que significa que, para mim, o unitarismo é uma forma de cristianismo liberal. Entretanto, há pessoas que se autodenominam "unitaristas" (por haverem sido influenciadas pela teologia unitarista), apesar de não se verem como cristãs - esse é o caso da maioria dos UUistas e de humanistas religiosos.
Para uma explicação do unitarismo, leia: http://cristianismoprogressista.blogspot.com/2010/06/conhecendo-o-cristianismo-unitarista.html
http://cristianismoprogressista.blogspot.com/2009/09/uma-comparacao-simplista-entre-as.html
http://cristianismoprogressista.blogspot.com/2009/02/os-portais-do-unitarismo-e-religiao.html
http://cristianismoprogressista.blogspot.com/2008/12/cristianismo-unitarista-william-ellery.html
Para compreender o início da corrente unitarista não-cristã, leia:
http://cristianismoprogressista.blogspot.com/2008/08/histria-unitarista-o-movimento-da.html
Boa leitura!
Gibson