.

.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Práticas Espirituais Alternativas Para Religiosos Liberais

Há muitas práticas espirituais possíveis. Você pode até mesmo criar a sua própria! A chave é praticá-las conscientemente e consistentemente. Aqui incluo algumas idéias de práticas espirituais:



Meditação

Sente-se quieta e confortavelmente, mantendo suas costas de forma reta, se possível. Focalize sua atenção calmamente em sua respiração. Faça isso por alguns minutos por dia inicialmente, e depois aumente o tempo. Não se preocupe se você se distrair e pensamentos invadirem sua mente. Quando perceber que isso aconteceu, simplesmente traga sua atenção de volta à sua respiração. Esta é a base da prática de meditação.

Gratidão

Mantenha um diário de gratidão: Ao fim de cada dia, liste de três a cinco coisas pelas quais você é grato. Esta prática de gratidão o ajudará a encontrar mais alegria nos pequenos acontecimentos da vida diária.
Independentemente de enviá-la ou não, escreva uma carta a alguém que tenha tido um efeito positivo em sua vida, descrevendo o que ela ou ele tenha feito e agradecendo a ela ou ele por isso.

Palavras

Memorize Poesia ou Escritura. Estas palavras gradualmente se tornarão parte de você. Você poderá descobrir que elas vêem à mente para apoiar e informar a sua vida de formas agradáveis e inesperadas.

Diário

Mantenha um diário, escrevendo o que você aprendeu a cada dia. Há muitas formas de fazer isso, mas a coisa importante é anotar os seus pensamentos e sentimentos do dia.
Ao fim da cada dia, registre pelo menos uma coisa que o surpreendeu, moveu, ou inspirou durante aquele dia. Isto o ajudará a encontrar um sentido muito maior em sua vida diária.

Prática de Atenção

Caminhe no campo ou em qualquer lugar tranqüilo e foque sua atenção em perceber tudo o que vem até você através de todos os seus sentidos. Perceba as imagens, sons, e aromas que você encontra enquanto caminha. Sinta o ar em sua pele e seu pé no chão. Se você perceber que sua atenção se desviou do momento presente, calmamente a traga de volta.
Esteja presente em suas atividades diárias. Por exemplo, lave as louças enquanto se concentra em nada mais além da louça, da água, do sabão e de suas ações.
Faça arte, como desenho ou pintura. Esteja presente nessa atividade e, se perceber que sua mente esta vagando, traga gentilmente seus pensamentos de volta ao momento presente e ao que você está fazendo.

Generosidade

Faça doações regularmente – isso nos traz alegria e satisfação. Nossa doação não precisa ser de coisas materiais – nosso tempo e atenção estão entre os presentes mais preciosos que temos para dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário