“Há UM DEUS, uma única pessoa que é Deus, o único Criador e Senhor Soberano de todas as coisas.
O santo Jesus foi um homem da nação judaica, o servo desse Deus, altamente honrado e distinguido por ele.
O Espírito, ou Espírito Santo, não era uma pessoa ou ser inteligente, mas apenas o extraordinário poder ou dom de Deus, primeiro para nosso próprio Senhor Jesus Cristo em sua vida, e depois para os Apóstolos e muitos dos primeiros cristãos, para capacitá-los a pregar e propagar o Evangelho com sucesso.”
Esse Credo é estritamente unitarista, ou o que seria chamado de sociniano. Nele não encontramos a ideia ariana da pré-existência da alma humana de Cristo, ou que ele originalmente possuísse uma natureza superangélica; ou que seus sofrimentos e morte fossem de alguma maneira considerados como propiciatórios, ou que honras divinas lhe fossem devidas. Tradicionalmente, o cristianismo unitarista anglófono rejeita essas visões como absurdas e afirma a simples humanidade de Jesus.
*O sacerdote anglicano Rev. Theophilus Lindsey (20 de junho de 1723 – 3 de novembro de 1808) foi o fundador da primeira igreja explicitamente unitarista da Inglaterra (em 1774).
Não creio dessa forma mas respeito sou daqueles que creem no Deus Jesus...abraços
ResponderExcluirCaro amigo,
ResponderExcluirEsse é o espírito certo! Não precisamos acreditar nas mesmas coisas ou enxergar o mundo da mesma forma; como cristãos, o nosso chamado primordial é amar a Deus e aos demais humanos, absolutamente todos!
Grande abraço!
+Gibson