.

.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

O Que Significa "Cristão Liberal"?




Muitas vezes tenho recebido mensagens de pessoas que não entendem muito bem o significado da expressão "cristão liberal". Muitas dessas pessoas visitam o sítio de nossa comunidade no Recife e ficam confusas com o uso desse termo lá, ou lêem alguns de nossos materiais e se deparam com a mesma dúvida do que esse termo signifique. Por esta razão decidi tentar esclarecer o que essa expressão significa.

"Cristão Liberal" é um termo geral usado para descrever qualquer membro de perspectivas liberais das muitas denominações protestantes, ou igrejas dentro de denominações, que vêem a Bíblia coma uma testemunha de Deus em vez de vê-la como a "palavra de Deus", que seja interpretada em seu contexto histórico através de análise crítica, e com uma ênfase nas afirmações de Jesus a respeito da paz, justiça, eqüidade, compaixão e amor.

Nós cristãos liberais vimos de muitas denominações - incluindo Associação Unitarista Brasileira, Episcopal Anglicana, Luterana, Metodista, Presbiteriana, Igreja Unida de Cristo, Discípulos de Cristo, e até mesmo Batista (apesar disto ser uma raridade no Brasil!). Desta forma, apesar de todos sermos cristãos liberais, não cremos todos nas mesmas coisas. Por exemplo, crenças variam de simbólicas à literais em Jesus Cristo como encarnação de Deus. A maioria crê que as narrativas bíblicas sejam basicamente simbólicas, que Deus criou as leis científicas e os processos fundamentais do universo e de toda vida (por exemplo, Evolução), que são continuamente reveladas pela ciência moderna. Cremos em Deus, fé, ciência e evolução.

A maioria de nós não acredita que a humanidade tenha herdado o "pecado original" de Adão e Eva ou que Satanás realmente exista. Mas cremos que Deus seja bom e tenha feito as pessoas inerentemente boas - e nisto, cremos em livre arbítrio e reconhecemos nossa natureza imperfeita, o que leva algumas pessoas a escolherem comportamentos imorais, ilegais, e até mesmo maus. Enquanto possamos discordar a respeito de escolhas individuais no tangente a aborto, homossexualidade, etc, somos tolerantes para com as escolhas e decisões pessoais de outros. Além do mais, aceitamos e apoiamos a vigência da lei moderna, do contrato social, e do sistema de governo democrático, e somos também guiados por nossos valores morais liberais cristãos em nossas vidas diárias e em nossas escolhas individuais.

Como cristãos liberais, temos como sagrados os ensinos básicos e imutáveis de Cristo - como definidos em seu Sermão da Montanha - como a base primária, central, verdadeira, suficiente, e atrativa de toda a compreensão e conduta corretas para os cristãos liberais. Isso significa que o que é mais importante é como demonstramos nossa fé e conduzimos nossas vidas aqui e agora na Terra. Muitas de nós crêem que nossa salvação esteja no realizar boas obras e não ferir a ninguém, independentemente da crença.

Nós afirmamos um Jesus liberal, compassivo, perdoador, amoroso e justo.

Rev. Gibson da Costa
Congregação Unitarista de Pernambuco

2 comentários:

  1. Olá, amigo Gibson, fiquei muito contente em ler o seu blog e saber que as religiões liberais estão crescendo no Brasil! Talvez você não saiba, mas já há um movimento unitário-universalista se desenvolvendo aqui no Brasil, do qual eu faço parte. Acho que temos muito o que conversar a respeito! Nosso site é http://www.geocities.com/uuismobrasil/

    ResponderExcluir
  2. E aí, Bruno? Na verdade já havia tentado entrar em contato com o grupo de vocês aí em São Paulo um pouco antes de chegar ao Brasil, mas por alguma razão não funcionou. Fico muito feliz em saber que há um interesse maior pelas tradições religiosas liberais em nosso país. Mas, sinta-se livre em entrar em contato quando quiser (eu prometo que responderei com mais rapidez do que fiz com essa mensagem!!! rsrsrsrs).

    ResponderExcluir