Q (da palavra alemã “Quelle”/fonte) é tecnicamente definida como o material que Lucas e Mateus têm em comum que não está presente em Marcos. Com poucas exceções, este material são os ensinos ou ditos de Jesus, levando muitos estudiosos a concluírem que Lucas e Mateus estivessem seguindo uma fonte escrita, talvez as primeiras coleções dos Ensinos do Rabino Yeshua, agrupadas na Palestina antes do ano 50 da Era Comum.
LUCAS / MATEUS
3:7-9,16b-17 / 3:7-10
[4:2b-12] [narrativa] [4:1-11]
6:20-23 / 5:3-12
6:27-37 / 5:43-48
6:37-42 / 7:1-5
6:43-45 / 7:17-20
6:47-49 / 7:24-27
[7:2-3,6-10] [narrativa] [8:5-13]
7:18-23 / 11:2-6
7:24-35 / 11:7-19
9:57-60 / 8:19-22
10:2-12 / 9:37-38, 10:7-16
10:13-15 / 11:21-23
10:16 / 10:40
10:21-22 / 11:25-27
10:23-24 / 13:16-17
11:2-4 / 6:9-13
11:9-13 / 7:7-11
11:14-21 / 12:22-28
11:24-26 / 12:43-45
11:29B-32 / 12:38-42
11:33-36 / 5:15, 6:22-23
11:39-40,42-43 / 23:25-26,23:6-7
11:46-48,52 / 23:4,29,13
11:49-51 / 23:34-36
12:2-3 / 10:26-27
12:4-5 / 10:28
12:6-7 / 10:29-31
12:8-10 / 10:32-33,12:32
12:11-12 / 10:19-20
12:22-31 / 6:25-33
12:33-34 / 6:19-21
12:39-40 / 24:43-44
12:42-46 / 24:45-51
12:51-53 / 10:34-36
12:57-59 / 5:25-26
13:20-21 / 13:33
13:24 / 7:13-14
13:25-29 / 25:10b-12,7:22-23
13:34-35 / 23:37-39
14:16-23 / 22:1-10
14:26-27 / 10:37-38
15:4-7 / 18:12-14
16:13 / 6:24
16:16 / 11:12
16:17 / 5:18
17:3-4 / 18:15,21-22
17:5-6 / 17:20
17:23-37 / 24:26-27,34-41
19:12-13,15-26 / 25:14-16,19-30
22:28-30 / 19:28
Blog do Rev. Gibson da Costa. Os objetivos deste blog são compartilhar uma perspectiva cristã comprometida com a graça extravagante, a inclusão radical, e a compaixão inflexível; abordar a fé cristã através das lentes da teologia liberal cristã, e num espírito ecumênico e questionador; e contribuir com a voz daqueles cristãos que rejeitam o dogmatismo cego e a intolerância religiosa em sua jornada espiritual e, consequentemente, em suas relações sociais. Unitarismo, Cristianismo Unitarista.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
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Gibson, há alguns escritos que dizem ser o "Evangelho Q" oriundo do Evangelho de Tomé. Há algum estudo sobre isto? Um abraço. Edison
ResponderExcluirGibson, há alguns escritos que dizem ser o "Evangelho Q" oriundo do Evangelho de Tomé. Há algum estudo sobre isto? Um abraço. Edison
ResponderExcluirOlá Edison!
ResponderExcluirBem, é preciso esclarecer algumas coisas:
1) "Q" não é bem um "evangelho". A abreviação refere-se àquilo que serviu de fonte para que os autores escrevessem os evangelhos de "Lucas" e "Mateus". Essa fonte foi basicamente os materiais escritos mais antigos que esses próprios evangelhos (lembre-se que o próprio Evangelho de Lucas faz menção a esses supostos escritos: em Lucas 1:1), assim como também a própria tradição oral (neste caso, uma tradição oral específica) que deu origem a todos os evangelhos [por causa do número de evangelhos escritos, e também da variação narrativa, sabemos que havia diferentes tradições orais sobre Jesus].
2) O que se sugere - quem sugere é Helmut Koester, numa obra chamada "Ancient Christian Gospels" - é que o Evangelho de Tomé beba da mesma fonte ("Q") que Lucas e Mateus, e não que ele seja essa fonte. Mas isso dependeria da idade desse evangelho, e há controvérsias sobre essa datação.
3) Há muitos estudos sobre isso, mas nenhuma das obras - até onde sei - foram traduzidas ao português. E essas obras levantam questionamentos sobre questões de datação e origem. O que é mais importante, em termos de sua pergunta, é que todas deixam claro que não se pode falar sobre esse evangelho como se ele fosse o "Q" - a fonte dos evangelhos.
Bem, espero poder ter ajudado de alguma forma.
Grande abraço!
+Gibson